Este desenho acima foi feito a mão por mim para homenagiar o projeto feito pelo piloto e Capitão Amador Gontran Parente, um amante da velocidade sobre as águas, e os arquitetos Marta Lopes e Ovid Duncan Jr.
Este projeto me da muito orgulho de ser Brasileiro e de estar dando minhas primeiras radas neste oceano vasto que é o mercado náutico mundial. Por isso que encisto em dizer que temos real capacidade de fazer projetos náuticos e navais de alta qualidade e tecnologia em nosso pais.
Primeira offshore brasileira a passar a marca dos 100 mph tem motores de Bob Teague
Construída no litoral de São Paulo, a F-1 Force One é um projeto 100% brasileiro e promete ser atração do São Paulo Boat Show 2007Por Ruth Teixeira
Da RT Comunicações
Ovid Duncan Jr, Bob Teague e Gontran Parente nos EUA |
O modelo “top” da marca F-1 Force One é impulsionado por dois titânicos motores V8 de 800 cavalos. São 1.600 cavalos de potência ,o equivalente a mais de dois motores de Fórmula 1. As máquinas foram preparadas pela Teague Custom Marine, uma das empresas mais conceituadas no mundo dos motores de alta performance, chefiada pelo renomado preparador Bob Teague. Motores, aliás, que funcionam a gasolina – o tanque tem capacidade para armazenar até 900 litros do combustível. Eles serão as válvulas propulsoras para fazer o casco ultrapassar a marca de 100 mph (milhas por hora), o que equivale a 87 nós ou mais de 160 Km/h. Trata-se de uma marca nunca atingida por barcos produzidos em série no País. Só para se ter uma idéia, com o F-1 Force One, uma viagem entre Santos (SP) e Angra dos Reis (RJ) poderá ser feita em apenas duas horas e meia.
Projeto e parceria
Perfil e planta |
O projeto do F-1 Force One foi totalmente elaborado no Seakeeper – um moderno programa de simulação e construção naval, inédito no Brasil e pouquíssimo utilizado no mundo. "Se eu não tivesse esse programa nas mãos para os cálculos navais, o que fiz em um dia levaria meses para ser feito”, compara Ovid Duncan Jr, arquiteto naval há 24 anos.
Meus parabéns aos projetistas.
Bons Ventos à todos.
Sucesso sempre!!!