Páginas

terça-feira, 13 de março de 2012

A decoração e o design de interiores em 2012


Eliane Canhoto

Assim como o mundo da moda, a decoração é uma área que segue tendências vindas de diversas inspirações e se transforma conforme a sazonalidade. Este ano, por exemplo, começou com uma recordação da década de 70, em que o verde e amarelo ganham destaque e o laranja impera, já que foi eleita a cor de 2012 pelo Instituto Pantone, entidade mundialmente reconhecida que designa o código internacional de cores.

Quanto a composição dos ambientes, simplificar é o que há de mais moderno.  O mínimo aparece como mais e o estilo de cada um é evidenciado em objetos pequenos, simples, mas cheio de personalidade.

Para sabermos o que esperar da decoração e design de interiores em 2012, entrevistamos Eliane Canhoto, arquiteta e coordenadora do curso técnico de design de interiores do Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões (CEDAP).

Obra24Horas: Qual será a grande tendência para a decoração em 2012?

Eliane Canhoto: Espaços integrados sem muitos móveis, peças exclusivas, que pode ser desde uma estante vazada, com variadas formas de divisões, até uma luminária de piso com grandes proporções conferindo personalidade e caráter a ambientação. Padronagens nos tapetes, que vão desde elementos geométricos criando alusão ao retrô ou com formas orgânicas e florais, trazendo suavidade e movimento ao espaço.

Obra24Horas: No que as pessoas podem investir que não cairá em desuso daqui um ou dois anos?

Eliane Canhoto: Procurar investir em elementos como adesivos ou cores nas paredes, em que se gasta menos e alcança efeitos bem bacanas e diferenciados. A ideia é que cause impacto e caso o usuário queira se desfazer dali um tempo, o custo benefício seja favorável. Peças clássicas de design valem a pena, pois são consagradas e nunca cairão em desuso, assim, sempre se terá peças únicas, em que, com o passar do tempo, apenas trocar de local seja a solução.

Obra24Horas: Quais são as cores que farão a cabeça dos decoradores nesse ano?

Eliane Canhoto: Muitas! Desde azuis, vermelhos, amarelos, com ênfase nos tons de laranja e verdes. As nuances sóbrias ainda continuam e fazem com que pessoas mais conservadoras se sintam dentro das tendências de cores deste ano.

Obra24Horas: A decoração e design de interiores são hoje democráticos como o mundo da moda em que todos os estilos são aceitos?

Eliane Canhoto: Com certeza. Coerência no estilo, somente isso temos que considerar. Retrô, clássico, rústico, contemporâneo e muita mescla entre todos, levando em conta a ligação entre eles. 

Obra24Horas: O que há de mais moderno hoje para quem quer decorar a sua casa?

Eliane Canhoto: Resinas que trazem no recheio, flores, galhos, formas diversas, aplicadas em divisórias e paineis. Pedras “slims” retroiluminadas revestindo frentes de móveis ou até mesmo móveis inteiros, também estão fazendo sucesso. Além dos tecidos que permitem total facilidade de limpeza, pedras sintéticas que reproduzem uma cor homogênea aplicadas em tampos, placas vinílicas com padrões fiéis a pedras e madeiras, trazendo a beleza destes materiais com a praticidade e facilidade de manutenção do vinil.

Obra24Horas: É possível decorar uma casa e contar com a ajuda de um profissional sem gastar muito?

Eliane Canhoto: O ideal é que sejam solicitadas ao profissional opções de realização dos trabalhos. Existem maneiras de se trabalhar por meio da consultoria técnica e das visitas que têm um custo mais baixo. O ideal é fazer um projeto, assim, o cliente se sentirá mais seguro e o custo acaba valendo a pena, pois pode ser diluído se a decoração for prevista com antecedência. 

Obra24Horas: A sustentabilidade é um tema cada vez mais recorrente no mercado da construção civil. Como ele se insere nas áreas de decoração e design de interiores? As pessoas que buscam pelo serviço já demonstram essa preocupação?

Eliane Canhoto: A sustentabilidade está em tudo e não poderia ser diferente no design de interiores. Produtos certificados e materiais reciclados/recicláveis tornam o projeto consciente e isso é muito bom. Antes de se desfazer de algo, é preciso analisar a real necessidade da retirada. Uma porta, por exemplo, pode virar um tampo de mesa ou mesmo uma porta de outro armário, um móvel pode receber uma nova roupagem, ser laqueado, laminado ou até revestido com algum tecido. Este tipo de solução exige dos profissionais maior criatividade na hora de propor soluções, fora que isso encanta o cliente, pois traduz a preocupação com o orçamento e ainda a versatilidade do arquiteto.

Obra24Horas: O que os profissionais da área podem esperar de novidades para esse ano?

Eliane Canhoto: Lâminas ultrafinas de porcelana, pisos vinílicos, piso eliminador de bactérias, novos conceitos em acabamento de porcelana, materiais fabricados com tecnologia digital, variadas soluções em revestimentos cimentícios e uma busca quase perfeita na reprodução da madeira, por exemplo, em placas cerâmicas ou de cimento, entre outros materiais.

Obra24Horas: Se você pudesse definir em poucas palavras a importância de decoração hoje, como definiria?

Eliane Canhoto: Qualidade, estilo e conforto, talvez somente estas palavras já possam dar a noção da decoração. Hoje, todos os nossos sentidos estão muito estimulados, pois temos pouco tempo para usufruir dos ambientes de nosso lar. Estilo porque nos tornamos exigentes, e conforto se aplica a toda a tecnologia que permeia nossa sociedade o tempo todo, como sofás com tecidos tecnológicos, aparelhos domésticos, iluminação, sonorização melhorando o bem estar e a qualidade no morar.

Entrevista para a jornalista Érica Nacarato, redatora do Portal Obra24horas