Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

turanor PlanetSolar


G1 - 13/10/2011
O primeiro barco movido a energia solar, o "Turanor PlanetSolar", chegou ontem (12) a Cingapura, na Ásia.

O catamarã de 31 metros de comprimento e 15 metros de largura fez uma parada estratégica no país e depois retomará sua viagem ao redor do mundo movido apenas com luz do sol. Para isso, na embarcação, que custou US$ 26 milhões, há 500 metros quadrados de paineis solares.

Durante as duas semanas de "pit-stop", a população poderá conhecer o projeto de Raphal Domjan, capitão suíço e um dos idealizadores do projeto.

O catamarã iniciou em setembro do ano passado a viagem ao redor do planeta saindo de Mônaco. O barco solar deve percorrer 40 mil quilômetros, durante 140 dias, atravessando o Oceano Atlântico, o Canal de Panamá, o Oceano Pacífico e o Oceano Índico, até passar pelo Canal de Suez para chegar ao Mar Mediterrâneo.

Projetada por um neozelandês e construída na Alemanha, o "Turanor PlanetSolar" tem bandeira suíça e uma tripulação de apenas seis pessoas. O barco não só é o maior movido a energia solar no mundo, como tem também a maior bateria carregável, que é segredo industrial.

Mesmo se o sol desaparecesse, ele ainda andaria por três dias. A velocidade máxima do barco é de 15 km/h, mas a velocidade média é aproximadamente a metade disso, como explica o capitão. Assim, foram necessários 26 dias para cruzar o Oceano Atlântico.




Meus parabéns Raphal Domjan por esta iniciativa fenomenal, Criar um barco (tecnologia) que tenha como fonte energética a Solar. Sem dizer o objetivo que é conscientizar os países em desenvolvimento sobre a utilização de energias verdadeiramente sustentável.
Digo isto, pois entendo que sustentabilidade é uma questão de carácter, e não uma moda, ou tão somente uma necessidade. A questão de carácter, pois é como ser honesto e educado. A Sustentabilidade deve estar correndo em nossas veias, algo tão necessário quanto respirar, ou comer. Eu concordo com Raphal Domjan, pois acredito fielmente que hoje detemos conhecimento e tecnologias para criarmos um futuro verdadeiramente sustentável.
Wagner Marítimo