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quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ISM - CODE

ISM - CODE
International Safety Management Code 
Código de Gestão da Segurança

Introdução
A cultura de segurança de que hoje muito se fala, depende da contribuição das pessoas e da forma como elas encaram o risco e a segurança operacional. Falamos, no caso do transporte marítimo, dos operadores e das tripulações. 
A este respeito, Nigel Pryke, director da empresa de navegação britânica "Stena Sealink", observa o que, na sua opinião, são as três diferentes atitudes possíveis: 
- A cultura de evasão, quando os custos de conformidade são considerados demasiado elevados, optando-se pelos aparentes benefícios do não cumprimento da legislação. Este tipo de cultura está em declínio no sector marítimo, devido à pressão do aumento de inspeções, tanto pela Administração do Estado de bandeira como pelo Estado do porto (Port State Control); 
- A cultura de cumprimento que, na sua opinião, prevalece na maioria do setor. Os armadores esforçam-se para conseguir atingir o cumprimento da legislação em vigor, da forma que lhes resulte mais econômica e suficiente, para obter as licenças necessárias para operar; 
- A cultura de segurança, que se reflete na preocupação genuína em implementar e manter um sistema de gestão de segurança de elevado padrão. De acordo com Nigel Pryke, esta cultura prevaleceu até agora, apenas numa pequena percentagem do setor marítimo. Mas está a crescer, devido à rigidez crescente das inspeções PSC e à implementação do Código ISM. 
Hoje, mais do que nunca, assumindo o Transporte Marítimo um lugar de progressivo destaque, na movimentação de mercadorias e de pessoas, a segurança no setor marítimo faz todo o sentido. 
O elemento humano terá sempre a primeira palavra, sendo ele que deverá respirar uma atitude e cultura de segurança. Efetivamente, o que mais conta para o resultado final, em matéria de segurança e prevenção da poluição, são as 
atitudes, o compromisso, a competência e a motivação dos indivíduos e das equipas, em todos os níveis. 
E claro, com melhoria ativa e contínua, questionando, medindo e avaliando.

 Porque o que não se mede não se conhece; 
 E o que não se conhece não se gere; 
 E o que não se gere não se melhora! 

"Em breve estaremos dando continuação ao estudo desta norma".

Wagner Marítimo