ISM - CODE
International Safety Management Code
Código de Gestão da Segurança
Introdução
A cultura de segurança de que hoje muito se fala, depende da contribuição das pessoas e da forma como elas encaram o risco e a segurança operacional. Falamos, no caso do transporte marítimo, dos operadores e das tripulações.
A este respeito, Nigel Pryke, director da empresa de navegação britânica "Stena Sealink", observa o que, na sua opinião, são as três diferentes atitudes possíveis:
- A cultura de evasão, quando os custos de conformidade são considerados demasiado elevados, optando-se pelos aparentes benefícios do não cumprimento da legislação. Este tipo de cultura está em declínio no sector marítimo, devido à pressão do aumento de inspeções, tanto pela Administração do Estado de bandeira como pelo Estado do porto (Port State Control);
- A cultura de cumprimento que, na sua opinião, prevalece na maioria do setor. Os armadores esforçam-se para conseguir atingir o cumprimento da legislação em vigor, da forma que lhes resulte mais econômica e suficiente, para obter as licenças necessárias para operar;
- A cultura de segurança, que se reflete na preocupação genuína em implementar e manter um sistema de gestão de segurança de elevado padrão. De acordo com Nigel Pryke, esta cultura prevaleceu até agora, apenas numa pequena percentagem do setor marítimo. Mas está a crescer, devido à rigidez crescente das inspeções PSC e à implementação do Código ISM.
Hoje, mais do que nunca, assumindo o Transporte Marítimo um lugar de progressivo destaque, na movimentação de mercadorias e de pessoas, a segurança no setor marítimo faz todo o sentido.
O elemento humano terá sempre a primeira palavra, sendo ele que deverá respirar uma atitude e cultura de segurança. Efetivamente, o que mais conta para o resultado final, em matéria de segurança e prevenção da poluição, são as
atitudes, o compromisso, a competência e a motivação dos indivíduos e das equipas, em todos os níveis.
E claro, com melhoria ativa e contínua, questionando, medindo e avaliando.
Porque o que não se mede não se conhece;
E o que não se conhece não se gere;
E o que não se gere não se melhora!
"Em breve estaremos dando continuação ao estudo desta norma".
Wagner Marítimo
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